segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pernil no Forno

Este fim de semana a ementa foi a seguinte:
 Sexta Feira:
 Jantar - Carne Porco Alentejana

Sábado almoço - Picanha churrasco
Jantar - Lasanha

Domingo
almoço - Pernil
Jantar - aproveitamentos

Receita Salsichas com Lombardo

Ora então faço assim :
 coloco num tacho 3 dentes de alho picados, com 1 cebola picada , 1 lata polpa tomate também picado, 1 folha de louro e azeite q.b.
 Para não fritar, coloco logo as salsichas enroladas na couve ( que previamente escaldei em água a ferver e que entretanto já se encontram mornas)- presas com palitos, juntamente com o molho atras mencionado.
 espero que fique cozinhado e depois acompanho com arroz frito.




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bacalhau á Brás

Para 8 adultos:
 2 couvetes de bacalhau desfiado
 azeitonas  ( 1/2 quilo)
salsa - q.b
batata palha - 1 pacote de 500 gr
1 folha louro
 2 dl azeite
 6 dentes de alho
 1 cebola
8 ovos


Picam-se os alhos e  corta-se a cebola em pedacinhos. Coloca-se o azeite ao lume e quando estiver quente adicionam-se os alhos e as cebolase a folha de louro, sem deixar fritar muito junta-se o bacalhau desfiado e deixa-se cozinhar por 5 minutos.
Assim que esteja cozinhado juntam-se as batatas e as azeitonas mexendo sempre para não pegar. Junta-se os ovos ( já batidos) e no final a salsa.
 Eu não deixo os ovos ficarem muito secos....colocar na travessa e servir.
 Normalmente sirvo com salada de alface a acompanhar.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Salsichas com......Lombardo

A ementa de fim de semana foi então a seguinte:
 Sexta - Feira
Ensopado de Borrego (almoço)
Frango assado de churrasco (Jantar)

 Sábado
Almoço: Salsichas com Lombardo
Jantar: Raclette ( com boa companhia ) a acompanhar com uma sangria terminando com delicioso leite creme e bolo de chocolate


Domingo
Almoço: Bacalhau á Brás ( uma comidinha mais leve), com broa e queijo de azeitão a acompanhar
Jantar: Os restos e para mim uma chá verde com uma sandes de broa com queijo e fiambre.



Amanha colocarei as receitas.....Bom apetite!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ementa de fim de semana

Ontem o jantar foi espetadas de perú grelhadas...
 No fim de semana irá ser mais ou menos assim:
 Sábado
Almoço - ......
Jantar - Raclette

Domingo
Almoço - Pernil assado no forno
Jantar - Aproveitamentos



Depois direi o que fiz  e como fiz
 Até já

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fotos das iguarias...

Orá cá vão então as fotos da minha comidinha:
Os grelos;
Os pastéis de bacalhau;
A Lasanha;
O Polvo ( o que sobrou, o antes não tive tempo de tirar!)


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lambujinhas

Para o jantar de ontem fiz umas lambujinhas
 Compro-as frescas e quando chego a casa coloco-as numa bacia com água e farinha para sair a areia que tenham.
 Num tacho coloco uma cebola ás rodelas e 5 ou 6 alhos laminados com azeite, coloco as lambujinhas assim que o azeite começar a fritar a cebola e os alho.
 Há quem junte vinho branco eu prefiro fazer assim simples. Tapo o tacho e deixo a vozer no vapor por 5 minutos. Já no final adiciono os coentrsos ( de preferência frescos) picados e retiro do lume...estavam mesmo mesmo boas.

Lasanha

Quanto á Lasanha foi assim:
 Tinha já feita a carne de frango á bolonhesa que tinha sobrado e que congelei
 Fiz na Bimby molho béchamel
 Usei massa fresca para lasanha Milaneza
Queijo Ralado mozzarela

Num tabuleiro coloquei umas placas de massa, depois uma camada de carne com molho béchamel por cima, nova camada de massa e a restante carne com molho bechamel, terminei com bastante molho bechamel e queijo mozzarela por cima.
 Foi ao forno por 20 minutos até o queijo gratinar.....

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Polvo á Lagareiro

Ora quanto ao Polvo sucedeu o seguinte:
 Fiz umas batatas como já descritas em batatas para acompanhar peixe asado  sendo que no final coloquei-as num tabuleiro de barro preto de Molelos com bastante azeite ( não esqueçendo os alhos e os oregãos) e levei-as ao forno ( já com o murro dado)

Depois,
 preparei o Polvo
 ora para 6 adultos
 Cozi 4 polvos ( coloquei na palena de pressão ainda congelados e deixei cozer por 10 minutos), retirei-os do lume e deixei arrefeçer  tendo posteriormente cortado.
Coloquei num tabuleiro com uma camada de cebola  em rodelas e alho picado, dispuz por cima o polvo e reguei com bastante azeite.
 levei ao forno por 30 minutos....
 Hummmmmmmmmmmmmm!
 Estava uma delicia.

Grelos Salteados com Pastéis de Bacalhau

Ora..ora...ora
 Receita de Grelos:
 1 molho de grelos arranjado
 dentes de alho q.b.
 azeite q.b

colocam-se os grelos a cozer em água e sal, assim que estejam cozidos colocam-se a escorrer. Eu  deito fora a água da cozedura e  no mesmo tacho coloco o azeite com os alhos picados que vou entretanto alourando.
 Assim que os grelos deixem de escorrer água coloco-os no azeite e salteio-os.


Os pasteis de bacalhau foram cozinhados no forno e são receita mistério.
 Quem quizer pode encomendar.



Mais logo colocarei as restantes receitas....

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ementa de fim de semana...

Este fim de semana foi assim:
 Sábado
Almoço -  Grelos salteados com pasteis de bacalhau
Jantar - Lasanha e Castanhas assadas

Domingo
 Almoço - Polvo á Lagareira
Jantar- O de sempre: Aproveitamentos....


Amanhá darei as receitas e colocarei as fotos possiveis....
Até amanha

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pizza

Ontem ...como já não havia muito tempo para fazer uma refeição muito elaborada... e para fazer a vontade ao do meio acabei por fazer Pizza para o Jantar.
 Eu como não estava com apetite de pizza acabei por fazer uma tosta mista ( com queijo Castelões e umas fatias de Fiambre de Perú fumado ) e acompanhei com um galão.....


Há dias assim...
 De qualquer das formas e como adiantamento para o fim de semana coloquei a marinar :

1) Filetes de Peixe espada preto
Em sumo de limão, alhos, louro e pimenta...depois direi como faço um polme extra estaladiço
2) Um lombo de porco para assar no forno
Em vinha d´alhos


Ainda não sei qual farei hoje e amanha.... depois darei noticias.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Popietes

O jantar de ontem foi:
 Popietes.....
 Popietes não são mais que almôndegas com uma fatia de bacon á volta.
 Quando vou ao talho encomendar popietes ( só com carne picada de vitela e sem qualquer outro tempero) peço ao sr. para me cortar umas fatias de bacon que depois enrolo e prendo com um palito.
 Depois podem ser cozinhadas de duas maneiras:
Opção 1: No forno
Imagem retirada da Internet
 Se optármos por fazer no forno basta ligar o forno para ir aquecendo e colocar as  popietes num tabuleiro regado de azeite ( para não pegarem) e dispor por cima de cada uma delas uma noz de manteiga de alho ( que normalmente é feita por mim) não esquecendo de temperar de sal e levar ao forno até estarem assadas...depois acompanho com puré ou então com umas batatas duchaise que posso assar no forno ( aproveitando o mesmo estar ligado) ou então numa versão menos saudável fritar.


Opção 2: No tacho
 Aqui faço tipo almôndegas com molho bolonhês. Para o molho faço igual á receita já publicada de frango á bolonhesa COLOCANDO AS POPIETES apenas depois de o molho já estar pronto e com quantidade suficiente para as cobrir. Esperando que fiquem cozinhadas servindo depois com esparguete al dente ou então com puré.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Maranhos

Ontem o Jantar foi assim: Maranhos...


 Simplesmente adoro! O sabor da hortelâ e da carne...hummmmmmmmmmmmmm que delicia.
 e é muito simples de fazer... é só colocar ao lume a cozer. Deixar esfriar um pouco e... comer!

 Para o miudo mais velho e para o Pai, fiz umas salsichas toscanas grelhadas a acompanhar com batata frita e umas fatias de fiambre.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jantar de Ontem

Frango á Bolonhesa

Continuando em aproveitamentos...
 Fiz uma bolonhesa de frango.
 Carne Picada de frango (3 peitos que pedi para picar no talho)
Polpa de tomate
1 latinha de molho bolonhês ( leclerc)
 1 pacote de molho bolonhês guloso
 3 dentes de alho
azeite q. b
 pimenta 5 bagas moida na altura
 molho inglês q.b.
1 caldo de carne
 oregãos secos
 Coloco tudo ao mesmo tempo no tacho e deixo cozinhar. Servi com arroz e queijo ralado por cima.
 Normalmente coloco também uns cogumelos e uma cenoura raspada em juliana.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Massa Peixe/Marisco e ....

Olá de novo...
 Bem afinal não fiz nada do que estava á espera
Acabei por fazer um aproveitamento de várias coisas que tinha no congelador e deu o seguinte resultado:
Não tenho fotos para colocar pois comeu-se tudo antes mesmo de conseguir tirar fotos.

Macarronete de Peixe/Marisco
 Mariscada( embalagem de compra)
Delicias do mar  - 1/2 embalagem cortadas ao meio
Delicias de Lagosta - 2 troncos cortados ao meio e depois ás fatias
Postas de Perca - tinha 5
Lombos de Tamboril - tinha 2
Camarão - 1/2 quilo
Macarronete - 1 pacote de 500 gr
Dentes de alho - 5
Cebola - 1
 Polpa tomate - 1 pacote
 Tomate - 3 tamanho médio ( congelados da minha horta)
Pimentos - 3 pimentos pequenos ( da minha horta)
 Hortelã ( também da minha horta)
Azeite e Sal q.b.

 Fiz assim:
Piquei os alhos com a cebola, alourei no azeite. Assim que começaram a estar louros juntei o tomate e a polpa. Deixei cozinhar por 2/3 minutos e juntei a mariscada . Cozinha-se mais 5 minutos e junta-se então os peixes cortados aos pedaços e o Camarão. Cozinha mais 8 minutos. Acrescentei água e temperei apenas com sal juntando neste momento os pimentos cortados aos pedaços e a hortelã. Assim que levanta fervura junta-se a massa e assim que estiver al dente coloca-se por cima as delicias.
 Bom, assim que foi para a mesa desapareceu.


 Para os miúdos fiz frango no forno

 Assim:
 4 pernas e coxas de frango
alhos
azeite
colorau
sal q.b

Separei as coxas das pernas e dei um golpe para assar melhor, coloquei o frango no tabuleiro do microondas ( Função crisp) , tempero com sal, colorau, os dentes de alhos cortados  ás tiras , dou umas borrifadelas de azeite e leva-se ao microondas por 15 minutos, ao fim deste tempo vira-se a carne e deixa-se assar mais 10 minutos
 et Voilá!

domingo, 25 de novembro de 2012

Mariscada....

Olá de novo
 Ontem o meu jantar foi assim:

Sopa de Tomate com manjericão .....

Pão se sementes acabadinho de fazer com manteiga Palhais.....hummmmmm que delicia!

   Acompanhámos com uma fatias de queijo de Azeitão e uns chouriços.


   Afinal hoje vou fazer uma Massa de Peixe com Mariscada á mistura.
    Até já!

sábado, 24 de novembro de 2012

Troca planos...

Um plano é isso mesmo apenas um plano...pode mudar.
  Pensava fazer Polvo á Lagareiro ao almoço contudo tal não foi possível. Fui almoçar á casa da sogra.
 Foi
 Carne Porco Alentejana
 Receita á minha meneira:
 Carne Porco/perú cortada em cubos
 Ameijoas ( o de hoje tinha de miolo e de casca)
 Massa de Pimentão ( caseira feita por mim)
Batatas fritas aos cubos
 eu gosto ainda de colocar no prato umas azeitonas e uns pickles picados.

Como amanhã vêm almoçar ca a casa nem sei o que irei fazer. Talvez uma cataplana...vou ver se tenho Polvo suficiente...gostava mesmo de fazer Polvo.... a ver vamos
 Até amanhã.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Batatas Para Acompanhar Peixe Grelhado




Ora ai está o fim de semana á porta!
 E parece que vai estar bastante friooooooooooo......

   Vai mesmo saber bem estar em casa a passar a ferro e a fazer algumas iguarias que irei fotografar colocando posteriormente  a reportagem fotográfica.

Irei fazer sem dúvida, uns pasteis de nata miniatura:
  


 Para além do Polvo á Lagareiro.


 Deixo agora uma receita deliciosa de batatas para acompanhar peixe grelhado:

 Precisamos de Batatas Para cozer com casca
 Azeite
 Alhos
Oregãos

Assim: Cozem-se as batatas com a pele. Depois de cozidas deixam-se arrefecer.
 Picam-se os alhos e alouram-se no azeite ( uma boa quantidade de azeite). Junta-se as batatas cortadas ao meio e deixa-se alourar e tomar o sabor dos alhos. Adiciona-se oregãos a gosto e levam-se numa travessa á mesa com o molho que ficou.
 Acompanha  muito tem qualquer tipo de peixe grelhado.

 Bom Apetite!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Caril


 Lá por casa, todos gostamos de picantes
e uma das receitas preferidas é o Caril de Frango, Gambas, Peixe...enfim tudo que leve caril.
 Hoje vou colocar a receita de Caril de Frango.


Vamos precisar:
 Frango q.b
1 cebola picada
 2 dentes de alho picados
azeite q.b
 1 folha de Louro
1 colher sobremesa de açafrão
1 colher sobremesa Caril ( uso o da Globo que é muito bom)
Gengibre fresco ralado, equivalente a 1 colher de sobremesa
Coentros - equivalente a 2 colheres de sobemesa
1 pacote de leite de côco
1 pacote de Natas
sal e pimenta moida na hora q.b


Começo por arranjar o frango que alouro nos alhos e na cebola picados com azeite e o louro. Deixo cozinhar um pouco.
 Quando a carne começa a ficar cozinhada, junto então os restantes ingredientes( cm excepção dos coentros ) e um pouco de água ( para criar o molho , mais ou menos 2 dl), baixo  o lume e deixo cozinhar com o tacho tapado por uns 20/30 minutos tendo atenção para não pegar. Caso veja que está  a ficar com pouco molho coloco mais um pouco de água e rectifico os temperos. No final adiciono os coentros.
 Faço um arroz basmati que vai servir de acompanhamento.
 Bom apetite!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quarta-Feira
   Quarta - Feira é o dia mais dificil da semana. Não é carne nem é peixe.
   É dia de começar a organizar a ementa de fim-de-semana.
   Há já algum tempo que estou tentada a fazer polvo á lagareiro....acho que vai ser este Sábado. Depois coloco a receita e algumas fotos para verem como ficou. Também vou fazer uns Pastéis de Nata miniatura.

 A ementa para o fim-de-semana vai ser a seguinte:
 Sopa: Caldo Verde


Sábado:
Almoço - Polvo á Lagareiro
Jantar - Quiche de Frango c/ cogumelos

Domingo:
Almoço - Na casa na Mãe (depois digo o que foi)
Jantar - Normalmente as sobras do fim-de-semana

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Encomendas:

 Trago também algumas das minhas iguarias que podem encomendar

   Assim:
Tarte requeijão: 10 *
Tartes Salgadas: 9 *
Queijadas Leite: 0.50* cada
Tarte amêndoa: 10*
Doce Abóbora: 4*
encomendas com 48 h antecedência, para o mail: trapos.linhas.tintas@gmail.com . Entregas Concelho Seixal



  Caso desejem outro tipo de iguarias podem solicitar informações.
Pescada

   Hoje trago uma receita de pescada gratinada.
 Leva-se a pescada a cozinhar com  alho picado, cebola picada , uma folha de louro e polpa de tomate. Quando estiver cozinhado tira-se do lume e deixa-se arrefecer.
   Desmancha-se a pescada e coloca-se numa travessa de ir ao forno. Por cima coloca-se uma camada de béchamél. Depois colocam-se umas folhas de lasanha pré-cozidas completando com uma outra camada de molho béchamel. Por último, coloca-se queijo ralado e leva-se ao forno durante aproximadamente 20 minutos e até o queijo gratinar.
 Bom apetite!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aproveitamentos
Lá por casa tudo se aproveita....
 Ao Domingo ao jantar raramente faço comida. Quase sempre comemos o que acabou por sobrar das outras refeições do fim-de-semana.
 Uma das minhas receitas favoritas com bacalhau é Bacalhau com Broa.
 Tendo umas sobras de broa e de pão.... deitei mãos á obra e preparei um pão /broa ralado .
 Fiz assim:
 Sobras de Pão/Broa
 4 dentes de alho
2 colheres de sopa de oregãos
 Coloquei tudo na Bimby,  liguei 30 segundos na velocidade 6 e voilá. Coloquei depois num saco para congelar alimentos, no congelador.
(quem não tem Bimby pode picar na 1-2-3)

 Na semana passada apareçeram uns amigos para jantar. Tirei bacalhau já demolhado do congelador....uns espinafres também congelados ( quando sobram dos molhos que compro para a sopa , arranjo-os e congelo) e o meu pãozinho ralado e deitei mãos á obra.
 Assim:
Piquei 1/ 2 cebola e 3 dentes de alho que alourei no azeite.... juntei o bacalhau e passado uns 3 minutos coloquei um pouco de leite, um pacote de béchamel, os espinafres, a batata-palha e deixei cozinhar por 5 minutos.
 Peguei uma travessa funda e coloquei este preparado e por cima uma boa quantidade de pão ralado temperado. Reguei com um pouco de azeite e coloquei no forno por 10 minutos.
 Experimentem
 Bom Apetite!

domingo, 18 de novembro de 2012

Boas Vindas

Olá
 A partir de hoje irei postar exemplos de várias manualidades executadas por mim.....Será este blog também um ponto de encontro e de troca de experiências de vida...
Espero que gostem!