sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Bolo rainha












Cá por casa, nem eu nem os meus piolhos gostamos de bolo rei... assim irei este ano pela primeira vez testar algumas receitas de bolo rainha..... neste fim de semana e no próximo irei então  experimentar duas ou três receitas a ver qual aprova.
 Irei também fazer rissóis de carne e de camarão.
 Para os rissois de camarão uso a seguinte receita:

MASSA: .

Ingredientes:
| 250 gr. de Água
| 30 gr. de Margarina
| 5 gr. de Azeite
| 1 pitada de Sal
| 250 gr. de Farinha

Preparação:
Começa por pesar-se a farinha.

No copo da Bimby coloca-se a água, a margarina, o azeite e uma pitada de sal.
Programa-se 5 min., vel. 1, temp. 100º.
Junta-se a farinha de uma só vez e programa-se 2 min., vel. 5, temp. 100º.

Retira-se.


RECHEIO:
Ingredientes:
| 300 gr. de Leite
| 20 gr. de Margarina
| 30 gr. de Farinha
|  pimenta e noz-moscada
| sal 
| Salsa Picada
| 350 gr. de Camarão
duas ou tres colheres de sopa knorr creme de marisco ou 1 caldo knorr marisco

Para envolver os rissóis no final:
| Pão ralado q.b.
| Ovo batido q.b.

Preparação:
No copo da Bimby coloca-se 300 gr. de leite.
Adiciona-se a margarina, pimenta, noz-moscada, flôr de sal e a farinha e programa-se 10 min., vel. 2, temp. 90º.
No final obtém-se um béchamel grosso, ao qual se adiciona a salsa picada e o miolo e camarão.
Programa-se 3 min., temp. 90º, vel. colher inversa.


hummmmm.... que delicia

sábado, 30 de maio de 2015

Mais um mês....

E estamos de novo a chegar ao final de mais um mês....
 Quase quase a meio de mais um ano....
 Ainda há pouco estávamos a pensar no Natal: que presentes dar.... o que fazer de comida e doces para a noite de Consoada...
Depois chegou rapidinho o Novo Ano, onde se renovaram votos, esperanças ... enfim renasceu a vontade de Viver....
 Mais um ano, mais um dia, mais uma oportunidade de alcançar objetivos!
 A verdade é que tem continuado a ser um ano de lutas.... de mudanças.... de perdas e ganhos..... mas tem valido a pena!
 Sempre vale a pena quando seguimos a nossa vida, lutando pelo que queremos sem precisar de pisar nem passar por cima de ninguém!
É pena que ainda e sempre ..... haja inveja desta nossa forma de ser .... e que se perpetuem ditos e mexericos..... mas eu acredito que devo continuar o meu trabalho... a minha vida... sem dar atenção ao que são VOZES de BURROS..... pois essas não chegam ao Céu... e o tempo ... sim esse meu aliado.... encarrega-se como sempre se encarregou de trazer a verdade ao de cima!
   Estamos cansados.... muito cansados sim... mas com o sentimento de dever cumprido! E que todo esse cansaço vire felicidade..... esperança.... força!

   Já estamos quase a meio de mais um ano.....

   E estamos de mangas arregaçadas.... prontos para o que der e vier!

 Um MUITO OBRIGADO
a quem nos acompanha nesta nossa

caminhada

sábado, 17 de janeiro de 2015

Propostas ementa

Então proponho:
Sábado:
Filetes de alabote panados
Domingo::
Choquinhos fritos
 Picadinho de vitela
Segunda-feira:
Pimentos recheados com carne picada

Terça-feira:
Ervilhas com ovos escalfados
 Quarta-feira:
Bifes de cebolada
Quinta-feira
 Costeletas borrego panadas
Sexta-feira
Carne porco portuguesa
 Sábado
 Frango de caril
Bacalhau com natas
Domingo
Salsichas com lombardo
Moelas






As receias e fotos vou colocando diariamente......

domingo, 11 de janeiro de 2015

Chá....parte I

Chá

O chá é a bebida mais consumida no mundo e faz parte dos hábitos diários de vários povos.
O que é e de onde vem o chá?

As folhas e a flor da Camellia sinensis.
Existem chás e “chás”. No entanto por agora, o importante é reter o seguinte: o chá “comum” – o chá preto, que se compra nos supermercados em saquinhos individuais dentro de caixinhas de papel, ou em folhinhas secas soltas dentro de latinhas, são folhas de um arbusto originário da China, que produz flores parecidas com camélias. Por isso este arbusto tem o nome científico de Camellia sinensis, que em latim significa “camélia da China”. É basicamente dessa planta que vem a maioria dos tipos de chá propriamente ditos. A Camellia sinensis é o chá.

Há uma lenda chinesa diz que no ano de 2737 a.C. o imperador Shen Nung teria descoberto o chá de modo acidental. O imperador – um filósofo que por razões de higiene só bebia água fervida – estava descansando perto de uma árvore de chá quando algumas folhas caíram no recipiente em que ele havia posto água para ferver. Ao invés de tirar as folhas, ficou a observar e, viu que elas produziram uma infusão, decidiu prová-la, e achou a bebida saborosa e revitalizante. Assim, conta-se na China, é que foi “descoberto” o chá. 

sábado, 10 de janeiro de 2015

NOVO ANO

Ora então....
 Bom Ano Novo.

Este ano tentarei ser mais assídua no blog. Assim tracei um plano semanal:
 Ao Domingo - Temas gerais
à Quarta.feira - Novidade de produtos na loja
à Sexta-feira - Culinária/Sugestões de ementas semanais.


Estejam atentos.....


Até já