segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pernil no Forno

Este fim de semana a ementa foi a seguinte:
 Sexta Feira:
 Jantar - Carne Porco Alentejana

Sábado almoço - Picanha churrasco
Jantar - Lasanha

Domingo
almoço - Pernil
Jantar - aproveitamentos

Receita Salsichas com Lombardo

Ora então faço assim :
 coloco num tacho 3 dentes de alho picados, com 1 cebola picada , 1 lata polpa tomate também picado, 1 folha de louro e azeite q.b.
 Para não fritar, coloco logo as salsichas enroladas na couve ( que previamente escaldei em água a ferver e que entretanto já se encontram mornas)- presas com palitos, juntamente com o molho atras mencionado.
 espero que fique cozinhado e depois acompanho com arroz frito.




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bacalhau á Brás

Para 8 adultos:
 2 couvetes de bacalhau desfiado
 azeitonas  ( 1/2 quilo)
salsa - q.b
batata palha - 1 pacote de 500 gr
1 folha louro
 2 dl azeite
 6 dentes de alho
 1 cebola
8 ovos


Picam-se os alhos e  corta-se a cebola em pedacinhos. Coloca-se o azeite ao lume e quando estiver quente adicionam-se os alhos e as cebolase a folha de louro, sem deixar fritar muito junta-se o bacalhau desfiado e deixa-se cozinhar por 5 minutos.
Assim que esteja cozinhado juntam-se as batatas e as azeitonas mexendo sempre para não pegar. Junta-se os ovos ( já batidos) e no final a salsa.
 Eu não deixo os ovos ficarem muito secos....colocar na travessa e servir.
 Normalmente sirvo com salada de alface a acompanhar.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Salsichas com......Lombardo

A ementa de fim de semana foi então a seguinte:
 Sexta - Feira
Ensopado de Borrego (almoço)
Frango assado de churrasco (Jantar)

 Sábado
Almoço: Salsichas com Lombardo
Jantar: Raclette ( com boa companhia ) a acompanhar com uma sangria terminando com delicioso leite creme e bolo de chocolate


Domingo
Almoço: Bacalhau á Brás ( uma comidinha mais leve), com broa e queijo de azeitão a acompanhar
Jantar: Os restos e para mim uma chá verde com uma sandes de broa com queijo e fiambre.



Amanha colocarei as receitas.....Bom apetite!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ementa de fim de semana

Ontem o jantar foi espetadas de perú grelhadas...
 No fim de semana irá ser mais ou menos assim:
 Sábado
Almoço - ......
Jantar - Raclette

Domingo
Almoço - Pernil assado no forno
Jantar - Aproveitamentos



Depois direi o que fiz  e como fiz
 Até já

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fotos das iguarias...

Orá cá vão então as fotos da minha comidinha:
Os grelos;
Os pastéis de bacalhau;
A Lasanha;
O Polvo ( o que sobrou, o antes não tive tempo de tirar!)


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lambujinhas

Para o jantar de ontem fiz umas lambujinhas
 Compro-as frescas e quando chego a casa coloco-as numa bacia com água e farinha para sair a areia que tenham.
 Num tacho coloco uma cebola ás rodelas e 5 ou 6 alhos laminados com azeite, coloco as lambujinhas assim que o azeite começar a fritar a cebola e os alho.
 Há quem junte vinho branco eu prefiro fazer assim simples. Tapo o tacho e deixo a vozer no vapor por 5 minutos. Já no final adiciono os coentrsos ( de preferência frescos) picados e retiro do lume...estavam mesmo mesmo boas.

Lasanha

Quanto á Lasanha foi assim:
 Tinha já feita a carne de frango á bolonhesa que tinha sobrado e que congelei
 Fiz na Bimby molho béchamel
 Usei massa fresca para lasanha Milaneza
Queijo Ralado mozzarela

Num tabuleiro coloquei umas placas de massa, depois uma camada de carne com molho béchamel por cima, nova camada de massa e a restante carne com molho bechamel, terminei com bastante molho bechamel e queijo mozzarela por cima.
 Foi ao forno por 20 minutos até o queijo gratinar.....

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Polvo á Lagareiro

Ora quanto ao Polvo sucedeu o seguinte:
 Fiz umas batatas como já descritas em batatas para acompanhar peixe asado  sendo que no final coloquei-as num tabuleiro de barro preto de Molelos com bastante azeite ( não esqueçendo os alhos e os oregãos) e levei-as ao forno ( já com o murro dado)

Depois,
 preparei o Polvo
 ora para 6 adultos
 Cozi 4 polvos ( coloquei na palena de pressão ainda congelados e deixei cozer por 10 minutos), retirei-os do lume e deixei arrefeçer  tendo posteriormente cortado.
Coloquei num tabuleiro com uma camada de cebola  em rodelas e alho picado, dispuz por cima o polvo e reguei com bastante azeite.
 levei ao forno por 30 minutos....
 Hummmmmmmmmmmmmm!
 Estava uma delicia.

Grelos Salteados com Pastéis de Bacalhau

Ora..ora...ora
 Receita de Grelos:
 1 molho de grelos arranjado
 dentes de alho q.b.
 azeite q.b

colocam-se os grelos a cozer em água e sal, assim que estejam cozidos colocam-se a escorrer. Eu  deito fora a água da cozedura e  no mesmo tacho coloco o azeite com os alhos picados que vou entretanto alourando.
 Assim que os grelos deixem de escorrer água coloco-os no azeite e salteio-os.


Os pasteis de bacalhau foram cozinhados no forno e são receita mistério.
 Quem quizer pode encomendar.



Mais logo colocarei as restantes receitas....

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ementa de fim de semana...

Este fim de semana foi assim:
 Sábado
Almoço -  Grelos salteados com pasteis de bacalhau
Jantar - Lasanha e Castanhas assadas

Domingo
 Almoço - Polvo á Lagareira
Jantar- O de sempre: Aproveitamentos....


Amanhá darei as receitas e colocarei as fotos possiveis....
Até amanha