sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pizza

Ontem ...como já não havia muito tempo para fazer uma refeição muito elaborada... e para fazer a vontade ao do meio acabei por fazer Pizza para o Jantar.
 Eu como não estava com apetite de pizza acabei por fazer uma tosta mista ( com queijo Castelões e umas fatias de Fiambre de Perú fumado ) e acompanhei com um galão.....


Há dias assim...
 De qualquer das formas e como adiantamento para o fim de semana coloquei a marinar :

1) Filetes de Peixe espada preto
Em sumo de limão, alhos, louro e pimenta...depois direi como faço um polme extra estaladiço
2) Um lombo de porco para assar no forno
Em vinha d´alhos


Ainda não sei qual farei hoje e amanha.... depois darei noticias.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Popietes

O jantar de ontem foi:
 Popietes.....
 Popietes não são mais que almôndegas com uma fatia de bacon á volta.
 Quando vou ao talho encomendar popietes ( só com carne picada de vitela e sem qualquer outro tempero) peço ao sr. para me cortar umas fatias de bacon que depois enrolo e prendo com um palito.
 Depois podem ser cozinhadas de duas maneiras:
Opção 1: No forno
Imagem retirada da Internet
 Se optármos por fazer no forno basta ligar o forno para ir aquecendo e colocar as  popietes num tabuleiro regado de azeite ( para não pegarem) e dispor por cima de cada uma delas uma noz de manteiga de alho ( que normalmente é feita por mim) não esquecendo de temperar de sal e levar ao forno até estarem assadas...depois acompanho com puré ou então com umas batatas duchaise que posso assar no forno ( aproveitando o mesmo estar ligado) ou então numa versão menos saudável fritar.


Opção 2: No tacho
 Aqui faço tipo almôndegas com molho bolonhês. Para o molho faço igual á receita já publicada de frango á bolonhesa COLOCANDO AS POPIETES apenas depois de o molho já estar pronto e com quantidade suficiente para as cobrir. Esperando que fiquem cozinhadas servindo depois com esparguete al dente ou então com puré.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Maranhos

Ontem o Jantar foi assim: Maranhos...


 Simplesmente adoro! O sabor da hortelâ e da carne...hummmmmmmmmmmmmm que delicia.
 e é muito simples de fazer... é só colocar ao lume a cozer. Deixar esfriar um pouco e... comer!

 Para o miudo mais velho e para o Pai, fiz umas salsichas toscanas grelhadas a acompanhar com batata frita e umas fatias de fiambre.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jantar de Ontem

Frango á Bolonhesa

Continuando em aproveitamentos...
 Fiz uma bolonhesa de frango.
 Carne Picada de frango (3 peitos que pedi para picar no talho)
Polpa de tomate
1 latinha de molho bolonhês ( leclerc)
 1 pacote de molho bolonhês guloso
 3 dentes de alho
azeite q. b
 pimenta 5 bagas moida na altura
 molho inglês q.b.
1 caldo de carne
 oregãos secos
 Coloco tudo ao mesmo tempo no tacho e deixo cozinhar. Servi com arroz e queijo ralado por cima.
 Normalmente coloco também uns cogumelos e uma cenoura raspada em juliana.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Massa Peixe/Marisco e ....

Olá de novo...
 Bem afinal não fiz nada do que estava á espera
Acabei por fazer um aproveitamento de várias coisas que tinha no congelador e deu o seguinte resultado:
Não tenho fotos para colocar pois comeu-se tudo antes mesmo de conseguir tirar fotos.

Macarronete de Peixe/Marisco
 Mariscada( embalagem de compra)
Delicias do mar  - 1/2 embalagem cortadas ao meio
Delicias de Lagosta - 2 troncos cortados ao meio e depois ás fatias
Postas de Perca - tinha 5
Lombos de Tamboril - tinha 2
Camarão - 1/2 quilo
Macarronete - 1 pacote de 500 gr
Dentes de alho - 5
Cebola - 1
 Polpa tomate - 1 pacote
 Tomate - 3 tamanho médio ( congelados da minha horta)
Pimentos - 3 pimentos pequenos ( da minha horta)
 Hortelã ( também da minha horta)
Azeite e Sal q.b.

 Fiz assim:
Piquei os alhos com a cebola, alourei no azeite. Assim que começaram a estar louros juntei o tomate e a polpa. Deixei cozinhar por 2/3 minutos e juntei a mariscada . Cozinha-se mais 5 minutos e junta-se então os peixes cortados aos pedaços e o Camarão. Cozinha mais 8 minutos. Acrescentei água e temperei apenas com sal juntando neste momento os pimentos cortados aos pedaços e a hortelã. Assim que levanta fervura junta-se a massa e assim que estiver al dente coloca-se por cima as delicias.
 Bom, assim que foi para a mesa desapareceu.


 Para os miúdos fiz frango no forno

 Assim:
 4 pernas e coxas de frango
alhos
azeite
colorau
sal q.b

Separei as coxas das pernas e dei um golpe para assar melhor, coloquei o frango no tabuleiro do microondas ( Função crisp) , tempero com sal, colorau, os dentes de alhos cortados  ás tiras , dou umas borrifadelas de azeite e leva-se ao microondas por 15 minutos, ao fim deste tempo vira-se a carne e deixa-se assar mais 10 minutos
 et Voilá!

domingo, 25 de novembro de 2012

Mariscada....

Olá de novo
 Ontem o meu jantar foi assim:

Sopa de Tomate com manjericão .....

Pão se sementes acabadinho de fazer com manteiga Palhais.....hummmmmm que delicia!

   Acompanhámos com uma fatias de queijo de Azeitão e uns chouriços.


   Afinal hoje vou fazer uma Massa de Peixe com Mariscada á mistura.
    Até já!

sábado, 24 de novembro de 2012

Troca planos...

Um plano é isso mesmo apenas um plano...pode mudar.
  Pensava fazer Polvo á Lagareiro ao almoço contudo tal não foi possível. Fui almoçar á casa da sogra.
 Foi
 Carne Porco Alentejana
 Receita á minha meneira:
 Carne Porco/perú cortada em cubos
 Ameijoas ( o de hoje tinha de miolo e de casca)
 Massa de Pimentão ( caseira feita por mim)
Batatas fritas aos cubos
 eu gosto ainda de colocar no prato umas azeitonas e uns pickles picados.

Como amanhã vêm almoçar ca a casa nem sei o que irei fazer. Talvez uma cataplana...vou ver se tenho Polvo suficiente...gostava mesmo de fazer Polvo.... a ver vamos
 Até amanhã.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Batatas Para Acompanhar Peixe Grelhado




Ora ai está o fim de semana á porta!
 E parece que vai estar bastante friooooooooooo......

   Vai mesmo saber bem estar em casa a passar a ferro e a fazer algumas iguarias que irei fotografar colocando posteriormente  a reportagem fotográfica.

Irei fazer sem dúvida, uns pasteis de nata miniatura:
  


 Para além do Polvo á Lagareiro.


 Deixo agora uma receita deliciosa de batatas para acompanhar peixe grelhado:

 Precisamos de Batatas Para cozer com casca
 Azeite
 Alhos
Oregãos

Assim: Cozem-se as batatas com a pele. Depois de cozidas deixam-se arrefecer.
 Picam-se os alhos e alouram-se no azeite ( uma boa quantidade de azeite). Junta-se as batatas cortadas ao meio e deixa-se alourar e tomar o sabor dos alhos. Adiciona-se oregãos a gosto e levam-se numa travessa á mesa com o molho que ficou.
 Acompanha  muito tem qualquer tipo de peixe grelhado.

 Bom Apetite!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Caril


 Lá por casa, todos gostamos de picantes
e uma das receitas preferidas é o Caril de Frango, Gambas, Peixe...enfim tudo que leve caril.
 Hoje vou colocar a receita de Caril de Frango.


Vamos precisar:
 Frango q.b
1 cebola picada
 2 dentes de alho picados
azeite q.b
 1 folha de Louro
1 colher sobremesa de açafrão
1 colher sobremesa Caril ( uso o da Globo que é muito bom)
Gengibre fresco ralado, equivalente a 1 colher de sobremesa
Coentros - equivalente a 2 colheres de sobemesa
1 pacote de leite de côco
1 pacote de Natas
sal e pimenta moida na hora q.b


Começo por arranjar o frango que alouro nos alhos e na cebola picados com azeite e o louro. Deixo cozinhar um pouco.
 Quando a carne começa a ficar cozinhada, junto então os restantes ingredientes( cm excepção dos coentros ) e um pouco de água ( para criar o molho , mais ou menos 2 dl), baixo  o lume e deixo cozinhar com o tacho tapado por uns 20/30 minutos tendo atenção para não pegar. Caso veja que está  a ficar com pouco molho coloco mais um pouco de água e rectifico os temperos. No final adiciono os coentros.
 Faço um arroz basmati que vai servir de acompanhamento.
 Bom apetite!



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quarta-Feira
   Quarta - Feira é o dia mais dificil da semana. Não é carne nem é peixe.
   É dia de começar a organizar a ementa de fim-de-semana.
   Há já algum tempo que estou tentada a fazer polvo á lagareiro....acho que vai ser este Sábado. Depois coloco a receita e algumas fotos para verem como ficou. Também vou fazer uns Pastéis de Nata miniatura.

 A ementa para o fim-de-semana vai ser a seguinte:
 Sopa: Caldo Verde


Sábado:
Almoço - Polvo á Lagareiro
Jantar - Quiche de Frango c/ cogumelos

Domingo:
Almoço - Na casa na Mãe (depois digo o que foi)
Jantar - Normalmente as sobras do fim-de-semana

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Encomendas:

 Trago também algumas das minhas iguarias que podem encomendar

   Assim:
Tarte requeijão: 10 *
Tartes Salgadas: 9 *
Queijadas Leite: 0.50* cada
Tarte amêndoa: 10*
Doce Abóbora: 4*
encomendas com 48 h antecedência, para o mail: trapos.linhas.tintas@gmail.com . Entregas Concelho Seixal



  Caso desejem outro tipo de iguarias podem solicitar informações.
Pescada

   Hoje trago uma receita de pescada gratinada.
 Leva-se a pescada a cozinhar com  alho picado, cebola picada , uma folha de louro e polpa de tomate. Quando estiver cozinhado tira-se do lume e deixa-se arrefecer.
   Desmancha-se a pescada e coloca-se numa travessa de ir ao forno. Por cima coloca-se uma camada de béchamél. Depois colocam-se umas folhas de lasanha pré-cozidas completando com uma outra camada de molho béchamel. Por último, coloca-se queijo ralado e leva-se ao forno durante aproximadamente 20 minutos e até o queijo gratinar.
 Bom apetite!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aproveitamentos
Lá por casa tudo se aproveita....
 Ao Domingo ao jantar raramente faço comida. Quase sempre comemos o que acabou por sobrar das outras refeições do fim-de-semana.
 Uma das minhas receitas favoritas com bacalhau é Bacalhau com Broa.
 Tendo umas sobras de broa e de pão.... deitei mãos á obra e preparei um pão /broa ralado .
 Fiz assim:
 Sobras de Pão/Broa
 4 dentes de alho
2 colheres de sopa de oregãos
 Coloquei tudo na Bimby,  liguei 30 segundos na velocidade 6 e voilá. Coloquei depois num saco para congelar alimentos, no congelador.
(quem não tem Bimby pode picar na 1-2-3)

 Na semana passada apareçeram uns amigos para jantar. Tirei bacalhau já demolhado do congelador....uns espinafres também congelados ( quando sobram dos molhos que compro para a sopa , arranjo-os e congelo) e o meu pãozinho ralado e deitei mãos á obra.
 Assim:
Piquei 1/ 2 cebola e 3 dentes de alho que alourei no azeite.... juntei o bacalhau e passado uns 3 minutos coloquei um pouco de leite, um pacote de béchamel, os espinafres, a batata-palha e deixei cozinhar por 5 minutos.
 Peguei uma travessa funda e coloquei este preparado e por cima uma boa quantidade de pão ralado temperado. Reguei com um pouco de azeite e coloquei no forno por 10 minutos.
 Experimentem
 Bom Apetite!

domingo, 18 de novembro de 2012

Boas Vindas

Olá
 A partir de hoje irei postar exemplos de várias manualidades executadas por mim.....Será este blog também um ponto de encontro e de troca de experiências de vida...
Espero que gostem!